Os profissionais de recuperação de empresas anunciaram no dia 1 de Janeiro que os credores votaram a favor do plano de recuperação de empresas da Vision Parties. Esta é uma notícia positiva para os funcionários, empresas e partes interessadas da Tongaat Hulett em todas as geografias.
Processo de recuperação da Maragra
O projecto de reabilitação de MARAGRA está a avançar, com reparações de infra-estruturas de drenagem e protecção e plantações de campos. Os empreiteiros estão a trabalhar nas obras de construção civil e 200 trabalhadores contratados estão no local. A primeira fase deveria abranger 7000 hectares, mas o nível das águas baixou. A segunda fase, prevista para Fevereiro/Março de 2024, incluirá o cultivo em viveiro e a plantação mecanizada. O plano de plantação inclui 3500 ha em 2025 e 1700 ha em 2026. Os produtores privados de cana-de-açúcar necessitam de assistência financeira dos programas de apoio.
Eventos e reuniões da APAMO
A Indústria Açucareira Moçambicana participou no Retiro do Conselho dos Serviços de Representação do Estado no dia 8 de Dezembro, destacando a questão da importação ilegal e contrabando de açúcar. O Governo Provincial prometeu apoio e uma matriz de acções para a DNA, açucareiras e APAMO. O Conselho da ISO definiu uma contribuição por voto de £780 para o orçamento administrativo de 2024, com 6 votos atribuídos a Moçambique. O Governo é solicitado a remeter £4.680 para a conta bancária da ISO. LER MAIS:
COMUNICADO DE IMPRENSA SOBRE ISENÇÃO DE IVA
A Lei nº 16/2020 isentou temporariamente as transmissões de açúcar do IVA até 31 de Dezembro de 2023. Apesar do lobby do sector, o Ministro da Economia e Finanças não prorrogou o período de isenção. A Autoridade Tributária anunçiou que as transacções destes bens e serviços passam a estar sujeitos ao IVA a 16%, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2024. Os contribuintes devem pagar imediatamente o IVA sobre as existências actuais e futuras.